Para uma experiência otimizada, visite nosso site clicando aqui:
MUDAR SITEAo contrário do que muitas pessoas pensam, a pele seca nem sempre está doente. É um tipo de pele que precisa de cuidados e hidratação adicionais, mas ainda assim é uma pele saudável. No entanto, se a sua pele for excessivamente seca, talvez exista algum problema por trás. Então, a pergunta é: o que exatamente está fazendo com que sua pele fique seca?
À medida que envelhecemos, nossa pele vai ficando mais fina e mais seca em razão das alterações hormonais.1 Como não podemos entrar na máquina do tempo, uma boa hidratação, pela manhã e à noite, ajuda a manter a pele hidratada para evitar as linhas e rugas que ficam mais visíveis na pele ressecada.
Viver em locais de clima seco pode ter um efeito adverso nos níveis de hidratação da pele. Para ajudar, use roupas soltas, de tecido natural, e considere colocar um umidificador no seu quarto ou outras áreas da casa onde você passe muito tempo. Assim, o ar ficará mais úmido e aliviará a pele carente de água. Da mesma forma, se o clima é frio e com muito vento, sua pele pode estar sendo castigada. Não se esqueça de usar um hidratante diariamente, não apenas no rosto, mas lembrando-se também da hidratação corporal.
Nadar 500 metros na piscina todo dia antes do café da manhã pode ser fantástico para o seu coração, mas toda essa água pode, ironicamente, estar ressecando a sua pele. O motivo é que a água da piscina é tratada com cloro, que pode causar ressecamento da pele. Ao sair da piscina, sempre tome banho e aplique um hidratante na pele. Pomadas e cremes com ingredientes como óleo de abacate são ótimos para amaciar a pele.2
Certas profissões exigem exposição a substâncias ou atividades físicas que podem causar ressecamento extremo da pele. Se você trabalha em enfermagem, salão de cabeleireiro ou outro local que expõe sua pele (sobretudo as mãos) a substâncias químicas potencialmente irritantes, você pode estar sob risco de dermatite de contato ocupacional, um tipo comum de eczema das mãos. Os sintomas incluem ressecamento acentuado e rachaduras na pele. É melhor prevenir do que tratar, e as precauções específicas dependem do tipo de trabalho. De modo geral, luvas e roupas de proteção funcionam bem3, além do uso de um produto suave especialmente formulado para lavar as mãos e aplicação de um creme protetor para as mãos várias vezes por dia.
A pele excessivamente seca também pode ser sinal de uma doença por trás, como psoríase (na qual o corpo produz células da pele com rapidez excessiva4) ou eczema (além da dermatite ocupacional, o eczema pode ter várias formas e causas, inclusive reações alérgicas ou contato com irritantes5). Se você acha que tem uma doença da pele, vale a pena procurar um dermatologista e seguir o tratamento que ele prescrever.