Para uma experiência otimizada, visite nosso site clicando aqui:
MUDAR SITEEmbora seja um problema comum e que afeta muitas pessoas, a irritação na pele pode ocorrer por inúmeros fatores, que muitas vezes passam despercebidos para a maioria das pessoas.
Essa condição pode ser desencadeada por exposição a produtos químicos fortes [1], uso de cosméticos incompatíveis com o tipo de pele[2] e até mesmo alergias como a dermatite atópica [2].
Para mais informações sobre irritação na pele e suas principais causas continue a leitura deste artigo.
Caracterizada por vermelhidão, descamação e coceira no rosto e corpo, a irritação na pele pode se manifestar de várias formas e intensidades, afetando diferentes áreas do corpo [3].
Embora todos possam sofrer com a irritação na pele, é importante pontuar que peles sensíveis são mais propensas a processos de irritação [4].
Isso ocorre devido a fragilização da barreira lipídica de proteção cutânea que torna a pele mais vulnerável [4].
Entre os principais fatores de irritação cutânea destacam-se questões genéticas [4], dermatites diversas, exposição solar contínua [5], uso excessivo de cosméticos [2], determinados medicamentos e até mesmo o estresse [6].
Entre as irritações de pele denominadas dermatites, existem aquelas causadas por processos alérgicos, inflamatórios e até mesmo infecciosos[7].
Alguns dos exemplos mais comuns observados são:
A espessura da pele pode variar de acordo com a parte do corpo em que ela se encontra [4], sendo assim, os efeitos da irritação em diferentes regiões podem ser mais ou menos intensos [3].
Além disso, normalmente a pele do rosto enfrenta maior exposição a diversos agentes externos devido ao fato de estar descoberta por tecidos.
Portanto, é imprescindível, mantê-la hidratada para evitar problemas como descamação e ressecamento que podem contribuir para agravar processos de irritação.[4]
Se em algum momento você tiver que lidar com um episódio de irritação na pele, a prática mais recomendada é a de procurar imediatamente um dermatologista para descobrir a causa específica do problema.
No entanto, algumas medidas preventivas podem ser úteis para evitar ou controlar uma irritação na pele.
Como explicado, peles mais propensas a processos de irritação, são aquelas que estão sensibilizadas por algum motivo.
Por isso, é importante o uso de produtos adequados que irão reforçar a barreira cutânea, proporcionando hidratação duradoura e acalmando a pele [4].
A realização da limpeza da pele diária ajuda a evitar processos de irritação. Principalmente aqueles provocados pelo acúmulo de impurezas e resíduos cosméticos na pele[10].
Ao escolher o produto ideal, procure por produtos hipoalergênicos, que limpam suavemente sem ressecar a pele, para reduzir ainda mais possíveis irritações na pele.
Outra dica é buscar por sabonetes indicados para pele sensível e propensa à vermelhidão que acalmam esse tipo de pele e não agridem a barreira cutânea.
Durante os episódios de irritação da pele, é importante evitar a realização de esfoliação física[4], pois o atrito causado pelos esfoliantes na pele pode agravar ainda mais a condição.
Ao invés disso, opte por utilizar produtos hidratantes para a pele, como os séruns e loções faciais Cetaphil, desenvolvidos especialmente para a pele sensível.
Consultar um dermatologista é altamente recomendado, especialmente em casos de descamação, vermelhidão e coceira no rosto e corpo.
Somente um médico dermatologista poderá recomendar tratamentos adequados às necessidades específicas da sua pele.
Gostou do conteúdo? Aprenda mais sobre a pele sensível e seus cuidados com Cetaphil!
BR-CET-2400328 | Agosto 2024